Endereço do link: http://www.youtube.com/watch?v=0eA4y9ozJRg
Esse vídeo é indicado para crianças dos anos iniciais.
Aborda assunto de saúde e modo de proteger-se da gripe A.
Desenhos de crianças que em forma de canção explicam
como devemos nos prevenir da gripe A.
Através de gestos , dramatização , mostram como devemos proceder.
É muito bom para sala de aula.
Como navegar livremente na internet
Temos no hipertexto uma das importantes ferramentas que procuram possibilitar a participação ativa do usuário na construção do conhecimento. Nos tornamos cada vez mais participantes em relação ao processo de construção de conhecimentos.
Podemos interligar as informações segundo nossos interesses e necessidades momentâneos, navegando e construindo nossas próprias seqüências e rotas, assumindo , experimentando novas situações, compartilhando informações, criando e construindo aprendizagens, interagindo para compreender/ensinar/aprender...
Se os alunos criarem seus próprios hipertextos, o aluno estudara mais de forma mais atraente e rápida. É nossa responsabilidade, como educadores, de conduzir nosso aluno para que ele siga o que foi estipulando em um assunto específico, pois o hipertexto possibilita um leque de temas integrados que podem ter ligação direta ou não com o que está sendo pesquisado. É um recurso que organiza informações associando-as à outras informações ..É importante e urgente que os profissionais da educação se qualifiquem nesse sentido, modificando assim sua prática.
O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. Otermo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço.Assim podemos navegar sem nunca perder o foco inicial .
Nenhum comentário:
Postar um comentário